sábado, 22 de julho de 2017

A Vida É Uma Caixinha de Surpresas

É clichê mas é a mais pura verdade.

Pouco mais de dois anos e meio atrás eu estava num momento de mudanças profundas na vida. 28 anos de idade, de saco cheio da minha área de trabalho e uma conta bancária razoavelmente bonita, ingressava numa nova fase da minha vida: ir para uma das terras da rainha chamada Nova Zelândia.

Baita experiência, conhecer pessoas do mundo todo, trabalhar em coisas que nunca imaginei etc.... O que posso dizer é que não fui pra lá pra "fazer a vida", ficar rico ou coisa assim. Ganhei dinheiro e gastei dinheiro e no fim das contas acabei com praticamente o mesmo que já tinha quando saí.

Após esses dois anos tinha uma saudade imensa do Brasil. É incrível como apesar de todos os problemas que nós bem conhecemos, criamos um amor ainda maior pelo nosso país quando saímos dele. Além da saudade, tinha muitos projetos na cabeça e a vontade de realizá-los ao voltar pra cá, além de um desejo de não ser mais funcionário, empreender, fazer investimentos... A sensação é que nada me deteria...

Bem, voltei pra cá com essa toda essa energia, iria sim pegar um emprego que estava praticamente certo com um amiga que estava também querendo ir morar fora já que não queria ficar também totalmente ocioso. Aí, uns 3 dias após estar de volta ao Brasil um amigo me fala sobre o projeto que ele está desenvolvendo e me convida pra ser seu parceiro na empreitada. Naquele momento eu só via que o "universo estava conspirando a meu favor". Pensei por uns dois dias sobre o assunto e aceiteri a proposta, me joguei de cabeça.

Era dezembro de 2016, a intenção era termos o produto finalizado e pronto para lançamento em fevereiro de 2017. Chegamos a fevereiro, e nada aconteceu, não estava nem perto de finalizarmos. Durante esse período eu iria me sustentar com o dinheiro que eu tinha mantido, mas não era tanto e eu não também era tão disciplinado.
Assim os meses foram se passando e finalmente finalizamos  tudo. Final de maio de 2017.  Uma alegria imensa e a certeza de que deslancharíamos. Bem, posso dizer que, pra minha surpresa, eu estava redondamente enganado. Até agora nada vem dando certo nos negócios. Mas nós seguimos em frente, ainda temos algumas cartas na manga.

Atualmente a pressão vem sendo bem grande. Namorada vindo da europa pra passar uns meses comigo e o dinheiro que não entra. Por sorte, tenho uma família que me ajuda como pode e isso, aparentemente é o suficiente pra sobreviver, bem como uma namorada compreensiva. Mas o lance agora é seguir em frente. Não penso nem por um segundo em abandonar o projeto com o meu amigo porém acho que devo procurar um emprego temporário pra que ao menos possa fazer algum dinheiro enquanto nosso produto ainda não deslancha. Tenho algumas habilidades em áreas distintas e apesar de já ter enviado alguns currículos por aí, a resposta ainda não veio.
Bem, nos próximos posts vou falar um pouco mais sobre os prognósticos para o futuro a breve e longo prazo e também contar um pouco sobre o que eu ando fazendo. Um abraço.

12 comentários:

  1. Em que área de mercado se insere o seu produto?

    Quais dificuldades vem enfrentando? Aceitabilidade do mercado? Problemas no pós venda?

    Conta um pouco mais dele se possível!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Termos.

      Bem, basicamente aceitabilidade do mercado. O produto é voltado para músicos e aparentemente é um público que mesmo fazendo tudo errado acreditam que sabem tudo e preferem comprar um jogo de cordas novo do que investir em conhecimento. Isso não exclui minhas falhas de comunicação, claro. Mas percebo que é um mercado bastante complicado.

      Quem sabe eu aborde o assunto novamente no futuro em algum post.
      Um abraço

      Excluir
  2. Meus pais também tomaram uma ré violenta em uma empreitada no ramo alimentício, eu acabei pagando o pato junto com eles. Esse sentimento de fracasso é horrível, mas é bom aprender com as falhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Assalariado, posso dizer que não tem sido muito fácil, mas procuro não culpar nada além de mim mesmo e levantar a cabeça e seguir em frente e continuar tentando. Ter saído de uma estabilidade e cair numa situação dessa tem sido um desafio e uma oportunidade de autoconhecimento.

      Um abraço

      Excluir
  3. Fala Cimento. Já te add no meu blogroll. Abraço, www.finansferas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Finasfera, te adicionei também. Vou começar a seguir seus posts. Valeu

      Excluir
  4. Boa história para acompanharmos

    Desejo sorte

    ResponderExcluir
  5. Olá Henrique!

    Acompanhando! Amanhã conto a tentativa de empreender do meu pai

    ResponderExcluir
  6. HC, bem-vindo à finisfera.
    Sucesso na sua caminhada.
    Espero que possamos trocar muitas experiências.

    Abc

    ResponderExcluir